MENU PRINCIPAL
 

 

 
Registro CORE-PE
 
*Modelos de contratos no final da pagina
     O registro profissional, além de ser uma obrigação legal, confere garantias ao registrado.

     “Exerce a representação comercial autônoma a pessoa física ou jurídica que desempenhe em caráter não eventual, por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios”. (art.1º da Lei 4.886/65 de 9/12/65).

     Toda empresa registrada na Junta Comercial ou em Cartório de Títulos e Documentos (sociedades civis – S/C) que tenha a expressão “representação comercial” na razão ou objetivo social único está obrigada ao registro profissional, independentemente do efetivo exercício da atividade. Quer dizer, mesmo estando inativa, sem movimento, legalmente está obrigada ao registro e sua manutenção, pois o ato jurídico está prevalecendo. Perante a atual legislação, o fato de estar inativa ou sem movimentação traduz a falta de movimentação financeira e não sua inexistência.

     O registro também é obrigatório para as pessoas físicas, aquelas não organizadas em firmas (ltda., S/A, S/C), pois emitem Recibo de Pagamento de Autônomo – RPA e contribuem para a Receita Federal e Prefeitura Municipal. Por que ser registrado e manter o registro?

     Além de exigência legal, pois a sua falta é considerada contravenção penal, o registro profissional habilita para a atividade, dando ao profissional garantias e obrigações, podendo o registrado contar com toda a estrutura de seus órgãos de classe.

     Exemplificando: O registro é exigido em concorrências públicas; nos casos de rescisão de contrato de representação, sem justa causa, o registrado conta com o apoio legal para aviso-prévio e indenização; nas ações judiciais o registro profissional legitima o profissional; além disso o profissional pode usufruir os serviços e benefícios que o Sindicato dos Representantes Comerciais SIRCO-PE oferece a todos os registrados em dia.

     Para manter o registro ativo e atualizado é necessário o pagamento da anuidade no mês de março e comunicar sempre à entidade as alterações de dados (endereço, telefone, fax, e-mail, sócios etc.)

DOWNLOADS
Arquivos
Tipo
Tamanho
     
Código de ética *
PDF
70 kb
Lei Nº 4886 DE 09.12.1965 e Lei Nº 8420 DE 08.05.1992 *
PDF
85 kb
 
Modelo de contrato de representação comercial autônoma entre representantes comerciais*
PDF
92 kb
Modelo de contrato de representação*
PDF
35 kb
 
* Os formulários obrigatoriamente devem ser impressos no formato original em PDF, não sendo permitido a alteração ou redigitalização do mesmo. Caso nao possua o software Adobe para leitura de PDF, instale-o clicando no link abaixo.
   
Adobe Reader 11